A fazenda do Dr. Alfred Richter, no Ceará, era famosa pela criação de caprinos endiabrados. Ele gostava de tudo “muito natural”, meio sem cercas, e então os bodes avançavam sobre as terras vizinhas, constantemente. A vizinhança reclamava, reclamava, anotava queixa na delegacia, mas nada parava com a bicharada do Dr. Richter. Todo mundo sabia que o Dr. Richter era muito inteligente, cheio de livros, conversava com gente estranha, tinha ligações secretas e tinha os bodes famosos.
O pior é que a bodaria era mesmo excelente e vinha gente de longe comprar animais tão importantes. Na última feira dominical chegou até a haver tumulto, pois o Dr. Richter apresentou um lote de matar o diabo de inveja. Ele desfilava, com imenso prazer, mostrando sabença:
- Esse aqui é o famosíssimo Apocalipse. Aquele é Perigoso, o outro é Vulcão, o outro é Tremor, os gêmeos são os Problemas, o último é o Epicentro. Uma turma de imbatíveis que fazem uma revolução em qualquer região.
O delegado Tibúrcio, porém, gostava das coisas bem feitas, em sua propriedade e, além de cercas, os animais viviam sob controle, correndo a notícia:
- Se algum bicho vazar a cerca e entrar, morre!
Escutando a tagarelice do Dr. Ricther, foi categórico:
- Podem ser parentes do Cão, mas se entrar em meu território, morre!
O Dr. Ricther, porém, calmamente, continuava sua pregação aos ouvintes:
- Se alguém quer uma revolução, é só dizer, que nós começamos tudo muito direito. Revolução é com a gente, mesmo!
Os animais queriam saltar o cercado até ali na feira e muita gente correu para mostrar aquela fúria para o delegado, pedindo providências, antes que estes animais pulassem as varas fraquinhas da fazenda. O delegado estava em papos de aranha, pois o acusado era homem famoso, instruído, cheio de ligações com gente graúda. O delegado, por seu lado, queria mostrar competência a todo custo. Tinha que frear a onda do Dr. Richter para fazer voltar a paz na vizinhança. Foi aí que o destino resolveu ajudar o delegado.
Depois de vários terremotos na Ásia e outros lugares, o Governo Brasileiro achou que poderia acontecer o mesmo no Nordeste e resolveu instalar um sistema de medição de abalos sísmicos que poderia mostrar algumas rachaduras aqui e acolá, para servir de notícia quente para as televisões dos apáticos moradores de cidades. Se outros países tinham terremotos, por que o Brasil não podia ter? E, se fosse para ter, tinha que ser no sertão nordestino, ôxa!
Nem bem começou a funcionar, o monte de equipamentos do tal Centro Sísmico Nacional detectou que estava em vias de acontecer um grande terremoto no Nordeste, em pleno sertão do Ceará. Em vez de conferir o defeito dos aparelhos, os técnicos trataram de enviar um telegrama para as autoridades do Ceará, pois notícia ruim corre depressa. Logo, o delegado Tibúrcio recebia o telegrama onde estava escrito:
- “Urgente. Possível movimento sério na área. Alto problema na região. Escala Richter extrapolou e provoca grandes estragos. Sérios problemas com Tremor. Epicentro perto demais da cidade. Perigoso e ruim. É preciso evitar Apocalipse. Acalme vizinhança. Tome medidas urgentes. Acabe com Problemas. Presença militar forte. Comunique suas ações a este Centro”.
Militar muito competente, Tibúrcio ficou de boca aberta. Sabia que poderia haver problemas um dia, mas jamais a ponto desse pessoal lá de Brasília se preocupar. Quem diria? Só o diabo poderia imaginar o início de um conflito mortal começando por criaturas que sempre foram traquinas.
Mas ordem era ordem! O delegado benzeu-se todo, juntou seus homens e tratou de resolver tudo dentro dos conformes, letra por letra, pois agora a ordem vinha de cima, lá de Brasília. E ele, o delegado, era o maioral para resolver a situação.
Depois de ter passado tudo a limpo, enviou telegrama para o Centro, cheio de satisfação:
- “Aqui é o Delegado Tibúrcio. Movimento sério foi totalmente desarticulado. Richter murchou e não preocupa mais ninguém. Chances de estragos na vizinhança, agora, é zero. Apocalipse está morto e duro. Tremor acabou-se. Perigoso está preso. Epicentro escafedeu e Problemas solucionados com alguns tiros. Vulcão virou fumaça. Vizinhança feliz com ação imediata da polícia. Desculpe não ter respondido antes porque estava acontecendo um terremoto da gota por aqui”.
Link para esta p᧩na: http://www.revistaberro.com.br/?pages=materias/ler&id=1690