Página Inicial BUSCA no site












Estaremos em recesso no perí¯¤o de 21 de Dezembro a 10 de Janeiro.
Os pedidos realizados nesse perí¯¤o ser㯠processados apã³ essa data.

Feliz Natal e um Prã³°ero Ano Novo!


Matérias



Os Mandamentos do Manejo Reprodutivo

Autor: Fonte: Dr. Jesimiel Bento Simplício - Mé - 19/08/2008

Para que sejam obtidas, mantidas e exaltadas as qualidades genéticas e a eficiência reprodutiva/produtiva desejadas, no rebanho a ser formado, recomenda-se:

1. - Estabelecimento de estações de monta, atendendo-se para as peculiaridades ecológicas regionais e locais.
 

2. - Controlar o peso dos animais ao nascimento, no desmame e a um ano de idade.

3. - Evitar o acasalamento entre animais aparentados; não sendo possível este controle, o reprodutor deverá ser substituído, no lote em que serve, a cada 4 anos.

4. - Machos e fêmeas que tenham gerado filhos defeituosos. Tratando-se de casos de prognatismo, criptoquidismo, manoquidismo, free martin e hérnias, descartar somente o reprodutor;

5. - Fêmeas que não concebam em duas estações de monta consecutiva;

6. - Fêmeas idosas com mais de 6 anos de vida produtiva/ou responsáveis por natimortos ou abortos por duas vezes consecutivas;

7. - Fêmeas portadoras de mastite crônica;

8. - Fêmeas sem habilidade maternal;

9. - Deverão ser refugadas todas as fêmeas com defeitos físicos ou genéticos. Ex.: tetas supranumerárias ou bipartidas.

Na seleção de reprodutor considerar:

» Caracterização racial;
» Desenvolvimento corporal compatível com a idade e a raça;
» Produção de leite da mãe;
» Tipo de parto (simples, duplo, triplo); dar preferência a animais nascidos de partos duplo;
» Ausência de taras genéticas ( prognatismo, agnatismo, criptoquidismo, hiploplasia testicular etc.);
» Quando os animais a escolher satisfizerem o padrão racional e possuírem a mesma idade, optar pelos de melhor desenvolvimento corporal;
» Possuir bons aprumos, principalmente dos membros posteriores;
» Testículos bem desenvolvidos, sem aderências, inflamação ou atrofia;
» Observar se existe tetas supranumerárias ou bipartidas, caso haja não serve;
» Não deve possuir hérnia umbilical;
» Deve apresentar excelente libido (interesse sexual pelas fêmeas).

Utilizar, preferencialmente, reprodutores P.O ou P.C das raças efetivamente de melhor adaptabilidade às condições meso-ambientais.

Na seleção das Matrizes observar:

» Sanidade do animal, presença de ectoparasitas ou sinais de doenças;
» Possuir bom porte, aprumos, estado nutritivo e função mamária.
» Atualmente, diante de pouca oferta de matrizes para a reprodução em relação a enorme demanda existente, a pressão de seleção, considerando o valor genético, deve ser relativamente menor do que os critérios como: a idade, estado corpóreo e histórico reprodutivo.
» Um cuidado especial deve se ter com a conformação de órgãos e/ou estruturas que afetam a função reprodutiva, enfatizando-se obviamente, uma avaliação da conformação da genitália e úbere, bem como, das estruturas envolvidas com a mastigação e apreensão dos alimentos.

10. - As fêmeas amamentando, deverão ser diariamente recolhidas às instalações para fins de observação e pernoite.

11. - As matrizes paridas possuidoras de boa capacidade láctea deverão ser aproveitadas para a produção de leite/ queijo. O leite obtido deverá ser aproveitado na fabricação de queijo tipo coalho. Diariamente, o rebanho deverá ser inspecionado, devendo, para tanto, ser conduzido às instalações para facilitar o arrebanhamento.

12. - Durante o primeiro mês de vida, as crias permanecem nas instalações. Tratando-se de animais nos cinco primeiros dias de vida, os contatos diários mães x crias deverão ocorrer, também no horário diurno.

13. - As fêmeas nos últimos 30 dias de gestação deverão ficar em piquetes higiênicos e próximos as instalações. Nesta fase, além dos cuidados alimentares, as matrizes devem gozar de tranqüilidade e serem freqüentemente observadas.

14. - Os animais recém- nascidos devem ser examinados, ter o umbigo cortado e desinfetado, com solução iodada à 10%, pesado e mamar o colostro logo nas primeira horas de vida.

15. - Por ocasião do nascimento os animais devem ser identificados, recomenda-se o uso de brincos, uma cor para cada ano.

16. - O desmame das crias deverá ocorrer entre 112 e 120 dias. O animal será pesado novamente.

17. - As fêmeas deverão ser cobertas pela primeira vez ao atingir 70% do peso vivo adulto da raça. Os machos normalmente estão aptos para reprodução 10 meses de idade. No entanto de início, deverão ser utilizados com moderação.

18. - Os acasalamentos deverão ocorrer em períodos pré- determinados ( estações de monta) com duração média de 60 dias. O escalonamento desta deverá ser estabelecido de modo a se lograr um mínimo de um parto anualmente. A relação reprodutor/matriz deverá ser de 1:25.

19. - Conforme foi dito a definição das estações de monta deverá ser efetivada em consonância com as características ambientais regionais e locais. Para obtenção do índice de partos retrocitado, suplementação alimentar de animais na época certa do ano afigura-se indispensável. Esta deverá ser feita conforme preconizado nas recomendações referentes à alimentação do rebanho. O criador deverá efetuar um mínimo de escrituração zootécnica, sem a qual não poderá acompanhar a evolução de seu rebanho quanto à produtividade.

 

 

Fonte: Dr. Jesimiel Bento Simplício - Médico Veterinário






Link para esta p᧩na: http://www.revistaberro.com.br/?pages=materias/ler&id=948


Desenvolvido por Spring
rea do usuᲩo

 
Cadastre-se para acessar as mat鲩as restritas, clique aqui.

Esqueci minha senha!