Página Inicial BUSCA no site












Estaremos em recesso no perí¯¤o de 21 de Dezembro a 10 de Janeiro.
Os pedidos realizados nesse perí¯¤o ser㯠processados apã³ essa data.

Feliz Natal e um Prã³°ero Ano Novo!


Matérias



A boa instalação pode estar pedindo cal

Autor: Maria Ângela Machado Fernandes e Carina - 02/11/2012

A boa sanidade é fator importante para o lucro e o uso de cal é altamente recomendado.

 

O óxido de cálcio (CaO), mais conhecido comercialmente como cal viva, cal virgem, ou simplesmente cal, é bastante utilizado na indústria química, petroquímica, alimentícia, farmacêutica, metalúrgica, na construção civil, para pinturas, na estabilização de solos, na pavimentação asfáltica, saneamento básico, para tratamento de água, desinfecção de instalações rurais, entre outros.

A cal virgem é o produto inicial resultante da queima de rochas calcárias, formada principalmente por óxidos de cálcio e magnésio. A adição de água à cal virgem libera grande quantidade de calor e dá origem à chamada cal hidratada (Ca(OH)2), cal apagada ou extinta, que apresenta elevado valor desinfetante.

 

u Ação desinfetante da cal - A cal é um detergente alcalino que atua nos resíduos proteicos e gordurosos promovendo emulsificação, saponificação e peptização, além de ter poder germicida. 

Você sabe o que é um germicida? Germicidas são substâncias químicas ou processos físicos capazes de destruir todos os micro-organismos, incluindo também suas formas de resistência (esporos), como aqueles produzidos por bactérias do gênero Clostridium sp e Bacillus sp.

Entre as vantagens de utilização da cal como desinfetante em instalações (pisos e paredes) para pequenos ruminantes estão: baixo custo, fácil acesso no comércio, boa eficácia e de fácil aplicação. A cal utilizada na forma de pintura além de promover a desinfecção melhora a aparência da instalação pois passa a impressão de limpeza.

 

 

 

 

Cal na desinfecção de instalações

 

Antes de iniciar a desinfecção não esquecer de fazer uma boa limpeza do piso, paredes e equipamentos (bebedouros, saleiros, etc.), pois - além de a maioria dos desinfetantes ter sua eficácia reduzida em presença de matéria orgânica - este procedimento elimina mecanicamente grande quantidade de micro-organismos.

A cal virgem pode ser aplicada na forma de pó ou de uma mistura espessa com água, conhecida como leite de cal. Qual das formas será utilizada irá depender do que será desinfetado (piso de chão batido, ripado ou de cimento; parede, divisória, etc.) e o objetivo (pintar ou não).

 

u Piso de cimento

 

Recomendação para piso de cimento:

1 - Inicie com a limpeza seca para remoção de toda sujidade (raspar e ou varrer);

2 - Lave o piso com água corrente;

3 - Espalhe em torno de 1 kg de cal virgem por m2 sobre a superfície ainda úmida;

4 - Se necessário borrife um pouco mais de água para provocar a reação na qual irá liberar calor (em contato com a água a cal irá esquentar);

5 - Deixe o produto agir por pelo menos por 2h;

6 - Após, remova a cal que poderá ser reutilizada para correção de solo ácido.

 

u Piso batido

 

Recomendação para piso de chão batido (terra):

1 - Remova o máximo possível de sujidades (fezes, restos de cama, alimento, etc.);

2 - Espalhe uniformemente sobre o piso a ser desinfetado em torno de 0,5 kg de cal virgem por m2;

3 - Borrife água sobre a cal para provocar a reação (liberação de calor);

5 - Deixe o produto agir por pelo menos por 2 h;

6 - Após, remova a cal que poderá ser reutilizada para correção de solo ácido.

 

Cal na pintura de paredes, divisórias e pisos

 

A pintura com cal de instalações com objetivo de desinfecção é recomendável durante e após a ocorrência de doenças infecciosas e antes da estação de nascimento dos cabritos e cordeiros para que o ambiente esteja limpo para receber as crias.

  Para pintura pode ser utilizada tanto a cal hidratada quanto a virgem. Alguns produtos já vêm com uma cola branca que ajuda na fixação do leite de cal.

Caso utilize a cal virgem, o ideal é aplicá-la logo após a adição com água quando ainda esta quente pois seu poder desinfetante é muito mais efetivo.

A cal hidratada, ou cal extinta, é obtida pela mistura de quatro volumes de água com um de cal, forma-se uma suspensão alcalina, denominada água de cal. O leite de cal é obtido utilizando-se 2,5 litros de água para 9,0 kg de cal.

Em geral, quanto menor a incidência de chuva na área pintada com cal, maior será a sua durabilidade.

 

Cuidados na utilização da cal

 

É importante tomar muito cuidado durante o manuseio da cal virgem para desinfecção das instalações, pois em contato com a água há liberação de grande quantidade de calor que pode provocar queimaduras e lesões.

Durante o manuseio da cal utilize equipamentos de proteção (bota, máscara, luvas, etc.) e um recipiente adequado que não derreta com o calor liberado.

 Caso derrube a cal em pó sobre a pele, remova-a com auxílio de um pano seco ou escova macia, antes de lavar com água em abundância. Em dias quentes os cuidados devem ser redobrados, pois a cal em contato com a pele com presença de suor (úmida) pode provocar sérias queimaduras.

Fique atento com o excesso de cal virgem nas instalações, ou entradas do aprisco (utilizada para desinfecção dos cascos) e pedilúvio, pois pode ressecar a pele e os cascos, causar dermatites com erosões na pele, além de provocar queimadura e lesão ocular nos animais.

 

Considerações finais

 

Lembre-se de que a limpeza e desinfecção regulares são pontos chaves para garantir a saúde dos animais, prevenir e controlar doenças!

 

Maria Ângela Machado Fernandes e Carina Barros - Lapoc (PR) - Título original: “Limpeza e desinfecção de instalações - Cal para desinfecção de instalações”






Link para esta p᧩na: http://www.revistaberro.com.br/?pages=materias/ler&id=1989


Desenvolvido por Spring
rea do usuᲩo

 
Cadastre-se para acessar as mat鲩as restritas, clique aqui.

Esqueci minha senha!