Página Inicial BUSCA no site












Estaremos em recesso no perí¯¤o de 21 de Dezembro a 10 de Janeiro.
Os pedidos realizados nesse perí¯¤o ser㯠processados apã³ essa data.

Feliz Natal e um Prã³°ero Ano Novo!


Matérias



Emepa investe em melhoramento

- 06/04/2012

Em Soledade (PB), a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa) finalizou um processo de transferência de 638 embriões importados da África do Sul em matrizes receptoras do rebanho de ovinos e caprinos da Paraíba. O procedimento aconteceu na Estação Experimental de Pendência.

Ao todo, 288 ovelhas e 350 cabras de corte (das raças Boer e Savana) e leiteiras (Saanen e Alpina Britânica) foram inseminadas artificialmente.

No ano passado, o Estado importou 910 embriões da África do Sul, de alta carga genética, escolhidos entre animais de várias províncias daquele país. Outros 272 embriões serão transferidos no próximo mês de abril. E haverá mais. O diretor técnico e pesquisador da Emepa, Wandrick Hauss de Sousa, fará nova viagem à África do Sul, onde vai adquirir outros 900 embriões de alto padrão genético.

"A Emepa é a única empresa pública do país que investe na melhoria genética do rebanho de caprinos e ovinos a partir da transferência de embriões", disse. O sêmen importado vem acompanhado de ficha de DNA do pai e da mãe.

Para a importação de 910 embriões da África do Sul, o Funcep repassou à Emepa cerca de R$ 1,5 milhão. Gustavo Nogueira, do Funcep, e Manoel Duré, da Emepa, acreditam na Paraíba produzindo animais de alta genética, acelerando o melhoramento nas propriedades familiares do Estado.

"A meta é fazer com que essas famílias aumentem a renda a partir de animais que tenham maior produtividade de carne e leite", disse Manoel Duré.

O projeto, de acordo com ele, visa beneficiar o Programa do Leite da Paraíba (com mais animais de alta produtividade de leite, a oferta do produto será ampliada no programa).






Link para esta p᧩na: http://www.revistaberro.com.br/?pages=materias/ler&id=1869


Desenvolvido por Spring
rea do usuᲩo

 
Cadastre-se para acessar as mat鲩as restritas, clique aqui.

Esqueci minha senha!