Página Inicial BUSCA no site












Estaremos em recesso no perí¯¤o de 21 de Dezembro a 10 de Janeiro.
Os pedidos realizados nesse perí¯¤o ser㯠processados apã³ essa data.

Feliz Natal e um Prã³°ero Ano Novo!


Matérias



A lã garante lazer e fonte de renda

- 05/02/2012

A metade sul do RS, região que concentra 92% do rebanho gaúcho de ovinos, tem tradicionalmente no artesanato em lã ovina uma importante fonte de renda. Para estimular a atividade a Emater/RS-Ascar promoveu uma série de ações ao longo de 2009 como cursos de capacitação, participação em feiras e exposições, formação de grupos, assistência técnica e aporte de materiais e equipamentos. Jaguarão, município localizado na fronteira com o Uruguai, destaca-se pela técnica diferenciada, transformando fios de lã em peças de vestuário e utilidades através da técnica de crochê. Este processo artesanal, bastante antigo, foi resgatado e incentivou as artesãs mais idosas a transmitirem a técnica às novas gerações.

Hoje, as peças rendem constantemente prêmios para a atividade. As artesãs de Pinheiro Machado apresentaram e comercializaram, em 2009, seus trabalhos no Congresso Mundial da Lã, em Canela, na Expointer, em Esteio, e na Fenovinos, em Pelotas.

Um exemplo bem sucedido desta mudança está na formação de um grupo de cerca de 50 artesãos da zona rural, periferia urbana e colônia de pescadores da região da Costa Doce. Com o apoio do projeto Artesanato do Mar de Dentro, o grupo deu origem à linha Ladrilã, na qual são produzidas com lã ovina peças de decoração inspiradas nos ladrilhos hidráulicos pelotenses.

A produção ganhou visibilidade e se espalhou pelo país por meio da comercialização em grandes redes de lojas.






Link para esta p᧩na: http://www.revistaberro.com.br/?pages=materias/ler&id=1820


Desenvolvido por Spring
rea do usuᲩo

 
Cadastre-se para acessar as mat鲩as restritas, clique aqui.

Esqueci minha senha!