Página Inicial BUSCA no site












Estaremos em recesso no perí¯¤o de 21 de Dezembro a 10 de Janeiro.
Os pedidos realizados nesse perí¯¤o ser㯠processados apã³ essa data.

Feliz Natal e um Prã³°ero Ano Novo!


Matérias



NÃO É PEIXE, MAS PRECISA SER FISGADO

- 13/05/2011

Uma boa maneira de promover a ovinocultura é fisgando novos consumidores ou compradores por meio do estômago. Essa "técnica" funciona desde que o mundo foi criado e sempre deu certo.

 

Existem muitas maneiras de divulgar o sabor da culinária de ovinos. Pode ser um churrasco na brasa; ou um assado; ou pratos sofisticados; ou um carneiro-no-buraco. Há, também, o momento de servir um prato simples, com vá­rias opções de comida.

O objetivo principal não é divulgar um prato culinário, mas deixar claro que todos os criadores de ovinos e caprinos deveriam ter várias opções culinárias para bem atender todos os seus visitantes e compradores. A maioria dos novatos acredita que o vendedor é também um grande consumidor de iguarias. Se ele vende cordeiros é porque aprecia carne de cordeiro. Então, nada mais lógico que ficar esperando um bom almoço, ou lanche, com guloseimas especiais.

Um bom prato para ser levado às mesas de recepções, leilões, etc. é o "Banquete Árabe", com vários quitutes ou sabores. Pode ter muitas variações, de acordo com o momento, a estação do ano, ou a situação da fazenda. Uma boa pedida é a seguinte:

- Coalhada seca,

- Tabule,

- Cuscuz,

- Charutinhos,

- Arroz com aletria,

- Abobrinha recheada,

- Cordeiro.

 

 

 

Um misturadinho de carne de cordeiro.

 

Mãos à obra. Pode parecer difícil, ou complicado, ter tantas guloseimas ao mesmo tempo, pois cada uma exige um tempo e cuidado. O segredo, porém, é organizar os ingredientes e preparar os pratos em uma ordem lógica. Alguns ingredientes precisam ser preparados antes e precisam de descanso, como a coalhada e a carne, ou precisam esfriar, como o cuscuz.

Este conjunto pode ser preparado em 3 horas de serviço, agradando a todos. Inicialmente, serve-se o prato pronto e, depois, cada um pode se servir à vontade do quitute que mais apreciou.

 

Preparando o prato

 

- Refoque um pedaço de lombo de cordeiro (800 g) cortado em cubos com uma cebola pequena. Cozinhe por 1 hora com sal a gosto e água abundante. Reserve.

- Misture 1 kg de carne moída magra, 500 g de arroz lavado e seco, 1 cebola pequena picada, 2 colheres de chá de pimenta síria ("ba-har") e sal a gosto. Acerte os temperos e deixe descansar. Se não tiver pimenta síria, use pimenta do reino, canela, cravo e noz moscada para obter um resultado aproximado.

 

Coalhada seca

 

Coloque um copo de iogurte natural em um coador de papel e deixei descansar por umas duas horas. Tempere com limão e sal.

 

Tabule

Umedeça o trigo para kibe com água potável e deixe descansar até absorver toda água; escorra o excesso. Acrescente pimentão vermelho, pepinos e cebolas picadas. Tempere com limão e sal. Hortelã opcional.

 

Cuscuz ("couscouz")

 

Para 200g de cuscuz de semolina, acrescente 1 colher de azeite extra-virgem e misture. Acrescente o caldo de carne do cordeiro e mexa até absorver toda água. Não precisa levar ao fogo. Acrescente pimentão amarelo e vermelho picados, cebola picada, tempere com limão, azeite extra-virgem e sal.

 

Charutinhos de folha de uva

 

São vários passos:

- Afervente 500g de folhas de uva em água sem sal. Deixe descansar. Faça um corte reto em cada folha de uva na altura do cabo, removendo toda a parte dura da folha. Separe as folhas e reserve as partes que foram cortadas, elas serão usadas depois. Se não for possível encontrar folhas de uva, pode usar repolho (mantém o estilo mediterrâneo, menos árabe, mas também é muito bom). Se não houver uva, nem repolho, pode utilizar outras folhas que permitam enrolar o charuto.

- Faça bolinhas pequenas com o recheio; alongue as bolinhas formando rolinhos com no máximo um dedo de espessura. Coloque um rolinho de recheio na parte mais larga de uma folha; dobre as laterais sobre o recheio; dobre a parte de cima, fazendo uma trouxinha e comece a enrolar no sentido da ponta; deslize a mão sobre o rolinho até a ponta. Trabalhe com as folhas ainda úmidas para facilitar o fechamento.

- Use uma panela funda e de fundo grosso. Forre o fundo da panela com as partes descartadas das folhas de uva. Disponha os cubos de carne de cordeiro sobre as folhas. Disponha os charutinhos sobre a carne, formando uma flor, o mais justo possível. Ao terminar de dispor os charutinhos, cubra com água quente e suco de meio limão (não cozinhe charutos de folha de uva em molho de tomate!). Coloque um prato sobre os charutinhos durante o cozimento para fazer peso e evitar que eles flutuem e desmontem. Cozinhe por 40 minutos em fogo baixo.

 

Abobrinha recheada

 

Use o restante do recheio dos charutinhos para fazer as abobrinhas. Escolha abobrinhas italianas pequenas, de formato arredondado. Use uma ferramenta própria para tirar o miolo das abobrinhas e recheie com a carne moída. Cozinhe em molho de tomates por cerca de 40 minutos.

 

Arroz com Aletria

 

Frite cebolas em rodelas finas em pouco óleo e algumas pitadas de açúcar, até ficar dourada. Reserve. Na mesma panela esmague 4 ninhos de aletria para cada copo de arroz (outros nomes: macarrão cabelo-de-anjo, cappelini) e frite em óleo até ficar com uma cor caramelada. Acrescente alho fatiado e refogue o arroz. Acrescente duas medidas de água e acerte o sal. Enfeite com a cebola frita.

 

Conclusão

 

Além de cuidar do manejo da propriedade, fazer cálculos de custos, rezar para chover, enfrentar os impostos, disputar um lugar no mercado, é importante fisgar compradores e simpatizantes pelo estômago. No final, pode ser uma maneira barata de conquistar novos clientes e engordar também o cofre da fazenda.

Para isto, existem dezenas de receitas para "pratos prontos", pois a carne de cordeiro é muito comum nos países árabes e está presente em coquetéis e grandes eventos, no mundo ­inteiro.

 






Link para esta p᧩na: http://www.revistaberro.com.br/?pages=materias/ler&id=1588


Desenvolvido por Spring
rea do usuᲩo

 
Cadastre-se para acessar as mat鲩as restritas, clique aqui.

Esqueci minha senha!