Página Inicial BUSCA no site












Estaremos em recesso no perí¯¤o de 21 de Dezembro a 10 de Janeiro.
Os pedidos realizados nesse perí¯¤o ser㯠processados apã³ essa data.

Feliz Natal e um Prã³°ero Ano Novo!


Matérias



PB em crescimento total acelerado

- 03/08/2010

O Cariri paraibano começa a diversificar os negócios além da fronteira. O contrato fechado pela Cooperativa Agro Industrial (Coagril) com supermercados de João Pessoa e Campina Grande deverá expandir os negócios dos pequenos produtores. Eles vão comercializar derivados do leite caprino como queijo, doces e iogurtes. “A meta é chegar com os produtos a mais de 20 grandes estabelecimentos comerciais nas duas principais cidades do Estado, incluindo uma grande rede de supermercado”, adianta o presidente Aldo Sales.

Além dos derivados do leite, está entrando em funcionamento o segundo frigorífico do Estado para ovinos e caprinos, na cidade de Monteiro. Já somavam 100 a 150 animais abatidos por dia no frigorífico de Mulungu e, agora, com a capacidade de mais 120 animais por dia no frigorífico de Monteiro, o Cariri vai dar um salto.

“Uma verdadeira redenção nordestina seria dobrar ou triplicar o consumo per capita de carne ovina e caprina no país”, disse o palestrante da OD Consulting, Osler Desouzart, no 4º Sincorte. “Dos 87 quilos de carne que, em média, o brasileiro come por ano, apenas 700 gramas são de caprinos e ovinos. Bastaria o brasileiro consumir, por exemplo, 2 a 3 kg/ano e haveria uma revolução no semiárido nordestino. Seria um impacto positivo muito forte”, destacou o palestrante.

 

 

----------------------

 

Boa Vista vai ter seu frigorífico, já

 

Está quase pronto o frigorífico de Boa Vista, com capacidade para 100 animais/dia. O prédio conta com uma sala administrativa, sala para os veterinários com banheiro, dois banheiros coletivos, salas para desossa, para separação do mocotó, do couro e para salgar o miúdo. Além de duas câmaras frigoríficas para estocagem do material. A Prefeitura pretende ainda incentivar o beneficiamento de carne de pequenos animais, com produção de derivados como as conservas, salsichas, calabresas, linguiças e hambúrgueres.

O funcionamento do a batedouro vai ampliar as possibilidades de comercialização e beneficiamento dos produtos, aumentando a renda dos produtores e incentivando a geração de novos postos de trabalho.

No total, estão sendo investidos mais de um milhão de reais. Os recursos são provenientes do Ministério da Agricultura.

 

 

----------------------

 

 

Cordeiro e vinho em festa

 

Criadores de ovinos de todo RS querem um novo momento para a ovinocultura no Sul do País. A Embrapa, a prefeitura de Pinheiro Machado e entidades do setor realizou seminário com palestra do ex-ministro da Agricultura Marcos Vinicius Pratini de Moraes. Depois, tempo foi gasto discutindo maneiras de padronização dos animais para abate, cortes para melhor aproveitamento pelos consumidores, recolhimento de animais nas fazendas e transporte aos frigoríficos e determinação geográfica da carne ovina.

O prefeito de Pinheiro Machado, Luiz Fernando de Ávila Leiva, acredita que a região pode se beneficiar muito, pois tem tradição ovelheira e também começou a desenvolver projetos de parreirais para a produção de uvas viníferas. Um arranjo produtivo de cordeiro e vinho conta com o apoio da Embrapa e a participação de grandes produtores, como o paulista Luiz Eduardo Batalha, que desenvolve o projeto de introdução de uma nova raça na região.

O grande entrave é a não-participação, por enquanto, do frigorífico JBS-Friboi, talvez devido à baixa produção local.






Link para esta p᧩na: http://www.revistaberro.com.br/?pages=materias/ler&id=1413


Desenvolvido por Spring
rea do usuᲩo

 
Cadastre-se para acessar as mat鲩as restritas, clique aqui.

Esqueci minha senha!