Página Inicial BUSCA no site












Estaremos em recesso no perí¯¤o de 21 de Dezembro a 10 de Janeiro.
Os pedidos realizados nesse perí¯¤o ser㯠processados apã³ essa data.

Feliz Natal e um Prã³°ero Ano Novo!


Matérias



Você sabe para que serve um boi, carneiro ou cabrito?

Autor: Texto básico: Leandro Bovo - 11/05/2010

Muitas pessoas à primeira vista podem achar que a resposta para essa pergunta é apenas uma: para produzir carne.

Um outro pode dizer que serve para produzir leite. Um terceiro pode arriscar e dizer: para produzir couro.

Até aqui, tudo bem. Acontece que muitos outros produtos são fabricados, na indústria, a partir do boi, carneiro ou cabrito. Em boa parte dos produtos, nem os pecuaristas sabem que ali está um pedacinho de seu animal.

Na verdade, a pecuária é tão importante que, se parar por um momento, haverá paralisação direta de 49 dos mais variados segmentos industriais. Isso mesmo: o boi, carneiro ou cabrito acabam sendo espalhados por 49 segmentos industriais!

 

u Carne - Todo mundo sabe a finalidade da carne: o prato, a assadeira, o churrasco. Há, porém, outras finalidades industriais para o sangue, fibras diversas, servindo na indústria farmacêutica, de rações. Em última análise, qualquer produto que vier a sobrar pode se transformar em valioso adubo.

 

u Leite - Esse não é um produto do boi, mas da vaca. É assunto muito importante e vasto e merece ser deixado para um artigo futuro, somente dedicado aos usos do leite.

 

u Couro - Finalmente, chega o componente externo do animal: o couro, ou pele. Além da utilização óbvia para a confecção de sapatos, cintos, bolsas, alforjes, roupas e bumbos, tapetes, pelegos e artefatos de montarias equestres, o couro dá origem a muitos produtos industriais.

 

O couro grosso serviu para escrita, mas a pele refinada de ovinos e caprinos registraram a História da Humanidade por mais de 2.000 anos, na forma de pergaminhos.

A gelatina neutra é usada na indústria alimentícia: fabricação de maria-mole, chiclete, suspiros, recheios, coberturas, iogurtes, sorvetes, cremes, etc. Também é usada na clarificação de vinho, cerveja e suco de frutas e em produtos dietéticos. Ao beber cerveja, todo mundo está bebendo um pedacinho de animal!

Na indústria farmacêutica, o couro é utilizado em cápsulas duras ou moles, comprimidos, drágeas, emulsões, óleos, esponjas medicinais, etc. Ao engolir um comprimido (cápsula), lá vai um pedacinho do animal!

Na clínica, os exames de sangue, e vários outros, utilizam o similar de ovinos, bovinos ou caprinos, pois garantem melhor resolução. A maioria dos exames clínicos é feita com sangue de carneiro!

A gelatina fotográfica é usada em filmes de artes gráficas, papéis fotográficos e filmes radiológicos. Ao se fazer um Raio-X, ali está um pedacinho do animal.

A gelatina hidrolisada é usada em cosméticos, dietéticos, bebidas, alimentos líquidos e em outros processos químicos.

 

 

Gelatina comestível

 

A gelatina industrial é usada na fabricação de adesivos, abrasivos, fósforos, encapsulação de corantes, etc.

Nem de longe, esta lista de usos do couro está completa. Há centenas de produtos que carregam consigo um pedacinho do couro ou pele dos animais.

 

u Pelos - As crinas, pelos, “toalha”, franja, vassoura, etc. são usados para produção de escovas de enceradeira, escovas para armas de fogo, escovas para lavagem de garrafas, vassoura de pelo, barbeador, pincéis e brocha de pintor. Só isso? Não, existem outros usos: em luvas de boxe, poétrix (joias e próteses), nos filtros de ar e óleo combustível dos carros. Os pelos são juntados, formando pacotinhos, sendo vendidos em todo mundo. Dependendo do manejo, os pelos longos podem ser utilizados na fabricação de cordas de violinos ou outros instrumentos.

 

u Miudezas - O sebo tem utilização na indústria química, nos curtumes, nas indústrias de sabão, de cosméticos, indústria alimentícia, de tintas, de explosivos, indústria farmacêutica, indústria de pneus, de lápis, fábrica de velas, etc.

 

 

Produtos para cabelos

 

A bílis é usada na indústria química e de bebidas e na indústria farmacêutica, onde os sais biliares entram na composição de remédios digestivos, reagentes para pesquisas e pomadas para contusões.

A mucosa do estômago é usada na indústria de laticínios para a fabricação do coalho. Outras mucosas e glândulas são usadas na indústria farmacêutica fornecendo diversas substâncias como insulina, hormônios da reprodução, enzimas digestivas, outros compostos enzimáticos, histamina, heparina, imunoestimulantes, glucagon, oxitocina, somatotrofina bovina (hormônio do crescimento), neurotransmissores, tiroxina (hormônio da tireoide), cerebrosídeos, etc, sendo estas substâncias usadas na fabricação de remédios para uso humano.

 

 

Óleos para mãos

 

O conteúdo ruminal é usado como adubo orgânico e na produção de biogás, farinha de carne e ossos usada na fabricação de rações para cães e gatos.

Os intestinos são usados na fabricação de fios cirúrgicos, cordas para raquete de tênis, categutes diversos, etc.

 

u Cascos e chifres - Os cascos e chifres são usados em artesanatos, trompas sonoras e berrantes, calçadeiras, abridores de garrafa, caneca de água (“nagaland”), pentes e até na formação de madrepérolas e pérolas artificiais.

O produto da moagem dos chifres e cascos entra na composição do pó de extintor de incêndios. O óleo entra na composição de produtos da indústria aeronáutica como aditivo no lubrificante dos aviões.

 

u Berro - Tudo, absolutamente tudo, é aproveitado do boi, do carneiro ou do cabrito. Até o berro, pois pode ser gravado e utilizado em músicas e trilhas sonoras de filmes e novelas. Ah! o berro não está na lista acima.

 

u Conclusão - A pecuária é, portanto um dos principais geradores de riquezas para o país, e bem merecia ser tratada como tal, como acontece em países como Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, e outros. O Brasil, por outro lado, já é o maior produtor de bovinos e caminha rapidamente para se tornar o maior em tudo: caprinos, ovinos, etc. Afinal, aqui se criando, tudo dá!

 

 

Leandro Bovo - Médico-veterinário pela UNESP Jaboticabal e Gerente Administrativo do SIC - (Dados do folheto elaborado pela Associação dos Produtores Rurais do Mato Grosso).






Link para esta p᧩na: http://www.revistaberro.com.br/?pages=materias/ler&id=1333


Desenvolvido por Spring
rea do usuᲩo

 
Cadastre-se para acessar as mat鲩as restritas, clique aqui.

Esqueci minha senha!