Página Inicial BUSCA no site












Estaremos em recesso no perí¯¤o de 21 de Dezembro a 10 de Janeiro.
Os pedidos realizados nesse perí¯¤o ser㯠processados apã³ essa data.

Feliz Natal e um Prã³°ero Ano Novo!


Matérias



Fitoterápicos chegam às criações

- 09/09/2009

A crescente demanda por alimentos mais seguros sob os pontos de vista toxicológico e sanitário motiva instituições brasileiras de pesquisa agro­pecuária a investir no estudo de plantas como auxiliares no controle de ­do­enças animais e de pragas na agricultura. As linhas de pesquisa são pou­cas, mas já há estudos de produtos com eficiência comprovada.

O projeto estuda até agora 12 espécies de plan­­tas, como ­­capim-limão, eucalipto, neem, fru­ta-do-conde, ­melão-de-são-caetano, hortelã e ale­crim. O projeto verificará a eficácia de cada uma e selecionará as mais ativas, além de tentar desenvolver uma formulação com o extrato da planta. Por enquanto, bovinos, ovi­nos e caprinos são o foco do projeto. Na Em­bra­pa Pecuária Sudeste estão sendo testados um vermí­fugo para ovinos e capri­nos e um produto pa­ra controle de carrapatos em bovinos.

O carrapato bovino é responsável por prejuízos anuais de US$ 2 bilhões no país. O produto para controle já foi testado e teve bom resultado. Agora estamos em negociação com um laboratório. Já a pesquisa para ovinos e caprinos está sendo desenvolvida em parceria com a Unicamp, com tes­te de cinco formulações diferentes.

Além de eliminarem resíduos na carne, os medicamentos naturais mudam a rotina na fazenda. Em um rebanho convencional, a vermifugação é feita três vezes por ano. É preciso tirar o animal do pasto, levar para o tronco de contenção, o que gera muito estresse.

No rebanho orgânico isso não ocor­re, pois usa-se homeo­patia ou torta de neem, no sal mineral. O resultado é baixa na incidência de pragas, sem re­síduos.






Link para esta p᧩na: http://www.revistaberro.com.br/?pages=materias/ler&id=1171


Desenvolvido por Spring
rea do usuᲩo

 
Cadastre-se para acessar as mat鲩as restritas, clique aqui.

Esqueci minha senha!