Página Inicial BUSCA no site












Estaremos em recesso no perí¯¤o de 21 de Dezembro a 10 de Janeiro.
Os pedidos realizados nesse perí¯¤o ser㯠processados apã³ essa data.

Feliz Natal e um Prã³°ero Ano Novo!


Matérias



Leite de ovelha garante renda em Chapecó

- 04/04/2009

Pioneiro na criação e no desenvolvimento da bacia leiteira do extremo-oeste catarinense, o empresário Acari Luiz Menes­trina inova a cada dia na empresa de laticínios Ce­drense, fundada em 1990. Na região, onde predominava a suinocultura e a avicultura, ele introduziu a bo­vinocultura leiteira. Hoje, 80% das famílias de Cha­pecó (SC) vivem da produção de leite. O projeto mais recente que Menestrina está co­locando em prática é a parceria entre bovi­no­cul­tura e ovinocultura. O obje­tivo é oferecer aos produtores da região mais uma alternativa a partir da criação de ovelhas. “Além do leite, eles poderão usufruir da venda da carne, da lã e da própria pele do animal que po­de ser usada no artesanato”, explica. Por conta da bacia ­lei­tei­ra es­truturada na regi­ão, trinta produtores já es­tão participando do projeto. Para isso, foi preciso a transferência de conhecimento italiano para qualificar a produção do leite de ovelha a pasto. Atualmente, a estrutura para ­es­sa atividade conta com cin­co hectares e 50 ovelhas.

Os consumidores já po­dem provar o resultado, o queijo tipo pecorino. Trata-se de um produto nobre apreciado na Europa e com sabor diferenciado. Pos­sui uma casca densa e granulosa e seu interior é cremoso. Há também o queijo tipo pecorino misto, que recebe também lei­te de vaca. Esses queijos têm propriedades nu­tri­cionais significativas porque o leite de ovelha possui cerca de 80% de cálcio a mais que o de vaca.

Para realizar esse projeto, o empresário investiu em pesquisa e também em tecnologia do mercado europeu. “Ingredientes como fermentos são provenientes da Itália e a produção é toda acompanhada por consultores e mestres queijeiros europeus”, conta. “A produção do pe­corino é um marco no setor de laticínios do país, pois substitui o produto im­­portado”, completa.

 

 

Queijo pecorino.






Link para esta p᧩na: http://www.revistaberro.com.br/?pages=materias/ler&id=1064


Desenvolvido por Spring
rea do usuᲩo

 
Cadastre-se para acessar as mat鲩as restritas, clique aqui.

Esqueci minha senha!